Loading...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Lançamento: CD Raízes do Catimbó-Jurema - Toadas de Catimbó

CD Raízes do Catimbó-Jurema - Toadas de Catimbó

Para adquirir o CD favor enviar e-mail para tupjaet@hotmail.com solicitanto e enviaremos gratuitamente as toadas em MP3.

Serão enviados,  4 e-mails sendo:

1o. E-MAIL - Capa e Contra-Capa do CD + As Letras das Toadas

2o. E-MAIL - Parte 1 com as Toadas de 01 a 10 em MP3

3o. E-MAIL - Parte 2 com as Toadas de 11 a 19 em MP3

4o. E-MAIL - Parte 3 com as Toadas de 20 a 27 em MP3

O ENVIO É TOTALMENTE GRATUITO!

Lembramos que o CD foi gravado pela Equipe da Tenda de Umbanda Pai Joaquim D´Angola e Exú Tiriri (TUPJAET) de forma independente com o intuito único de divulgar a cultura do Ritual de Jurema Sagrada ou Catimbó.

Este trabalho não tem fins lucrativos.

As toadas ou linhas aqui apresentadas são algumas das muitas usualmente cantadas nas mesas, fumaçadas, toques, giras ou ritos de Catimbó-Jurema em casas, terreiros, tendas, centros e mesas espalhados pelo Brasil afora.

O JNU - Jornal Nacional da Umbanda divulgou o CD Raizes do Catimbó-Jurema - Toadas de Catimbó na página 30 da edição 24.

Salve os Mestres!
Salve os Encantados!
Salve o Catimbó!
Salve a Jurema!


Evandro de Ogum


Capa CD
Raízes do Catimbó-Jurema
Toadas de Catimbó

Contra-Capa CD
Raízes do Catimbó-Jurema
Toadas de Catimbó


Raízes do Catimbó-Jurema 
Toadas de Catimbó

Letras:

01-SAUDAÇÃO

02-ABERTURA DA MESA

03-MESTRE MALUNGUINHO ME ABRE A MESA

04-MESTRE MALUNGUINHO PORTÃO DE FERRO

05-CABOCLO DO BRASIL

06-CABOCLO TUPINAMBÁ

07-CABOCLA JUREMA

08-MESTRE CANINDÉ

09-MESTRE ZÉ PRETINHO

10-MESTRE ZÉ PRETINHO TEM AROEIRA

11-MESTRE ZÉ PELINTRA

12-MESTRE ZÉ PELINTRA SUSTENTE O PONTO

13-MESTRE CARLOS

14-MESTRE ZÉ DA VIRADA

15-MESTRE LUIZ

16-MESTRA PAULINA

17-MESTRE VAJUCÁ

18-MESTRE ANTÔNIO OLÍMPIO

19-MESTRE MALUNGUINHO É DOUTOR DO MUNDO

20-MESTRA LUZIARA

21-JUREMA SAGRADA

22-TOMBO DA JUREMA

23-A JUREMA É PAU QUE NÃO BAMBEIA

24-A JUREMA É MINHA MADRINHA

25-REI SALOMÃO

26-NESSA CASA TEM QUATRO CANTOS

27-CASA SANTA



01–SAUDAÇÃO

SALVE OS MESTRES, SALVE AS MESTRAS

SALVE OS PRÍNCIPES, SALVE AS PRINCESAS

SALVE OS ENCANTADOS

SALVE O CATIMBÓ, SALVE A JUREMA



02–ABERTURA DA MESA

SENHORES MESTRES DO OUTRO MUNDO

DO OUTRO MUNDO E DESSE MUNDO TAMBÉM

DAI-ME LICENÇA DE ABRIR A JUREMA

NAS HORAS GRANDES DE DEUS AMÉM



03-MESTRE MALUNGUINHO ME ABRE A MESA

Ô MALUNGUINHO ME AFIRME O PONTO

Ô MALUNGUINHO ME ABRE A MESA

EU QUERO UM PONTO NESTA CASA

QUERO UM PONTO DE DEFESA



04-MESTRE MALUNGUINHO PORTÃO DE FERRO

PORTÃO DE FERRO, PORTÃO DE OURO

AI CORRA, CORRA MALUNGUINHO

TRAZ A CHAVE DO TESOURO



05-CABOCLO DO BRASIL

ATRAVESSEI O MAR À NADO

POR CIMA DE DOIS BARRIS

EU VENHO A PÉ DA JUREMEIRA

VI O CABOCLO DO BRASIL



06-CABOCLO TUPINAMBÁ

O UIRAPURU CANTOU NA SERRA, A MATA SILENCIOU

FOI QUANDO TUPINAMBÁ, NA ALDEIA ELE CHEGOU

CABOCLO TÁ GUERREANDO, DEIXA CABOCLO GUERREAR

PROTEGENDO SEUS FILHOS, ELE É O REI TUPINAMBÁ



07-CABOCLA JUREMA

QUE MOÇA LINDA É A CABOCLA JUREMA

ELA TEM, ELA TEM SEU DIADEMA

LÁ NA ALDEIA Ô, LÁ NA ALDEIA

ELA É A RAINHA DA PEDRA DE OURO E SAIOTE DE PENA

É, É UM GIRASSOL, A COROA DELA É UM GIRASSOL

A COROA DA JUREMA É UM GIRASSOL, É UM GIRASSOL



08-MESTRE CANINDÉ

O MEU CHAPÉU É DE COURO, MEU PENACHO É DE PENA

EU VENHO CHEGANDO AGORA, E TRAGO AS FOLHAS DA JUREMA


09-MESTRE ZÉ PRETINHO

EU VENHO DA CIDADE DO ACAIS, PRA QUE MANDOU ME CHAMAR

ABRE O PORTÃO DA JUREMA, PRA ZÉ PRETINHO PASSAR

MEU MESTRE PORQUE ME DIZ, QUE AQUI NESSA MESA MANDOU TRIUNFAR

EU VENHO DA MINHA CIDADE, TÔ PRONTO PRA TRABALHAR



10-MESTRE ZÉ PRETINHO TEM AROEIRA

TEM AROEIRA ÔÔ, TEM AROEIRA

TEM AROEIRA SÃO MIGUEL, TEM AROEIRA

SÃO MIGUEL DEIXA A UMBANDA TRABALHAR COM CATIMBÓ

ZÉ PRETINHO TÁ CHEGANDO E NA JUREMA É MESTRE SÓ



11-MESTRE ZÉ PELINTRA

ESTAVA SENTADO NUMA MESA DA JUREMA

AFIRMEI MEU PONTO E BALANCEI O MARACÁ

E EU SAUDEI FOI A JUREMA PRETA

SEU JOSÉ PELINTRA DÊ UM TOMBO E VENHA CÁ



12-MESTRE ZÉ PELINTRA SUSTENTE O PONTO

EU BEM QUE DISSE À VOCÊ, MAS PARECE QUE EU ADVINHO

O FEITIÇO QUE TU TINHAS SEU ZÉ PELINTRA TIROU

DEU MEIA–NOITE NA LUA, DEU MEIO–DIA NO SOL

MAS SUSTENTE O PONTO SEU ZÉ, QUE O PONTO É DE CATIMBÓ



13-MESTRE CARLOS

OUVI BATUQUE, FUMAÇA PRO AR, É CHAMADA DE MESTRE PRA VIR TRABALHAR

VEM DA JUREMA VEM VÊ, VEM DA JUREMA VEM SÓ

VEM DA JUREMA, CHAMEI MESTRE CARLOS NO CATIMBÓ



14-MESTRE ZÉ DA VIRADA

ZÉ DA VIRADA DA CIDADE DA JUREMA

VAI VIRAR SEUS INIMIGOS NO TRONCO DO JUREMÁ

ELE VIROU, ELE VAI VIRAR

ELE VIROU PRA SABER LHE RESPEITAR



15-MESTRE LUIZ

RELAMPEOU, RELAMPEOU, RELAMPEOU, RELAMPEOU

RELAMPEOU NO CODÓ DO MARANHÃO

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS CLAREOU

MESTRE LUIZ VEM VÊ, VEM CÁ

ELE É CABOCLO DE JUREMA TRABALHA NESSE CONGÁ

EM CASA NOVA SE TRABALHA NO CHÃO

ELE É CABOCLO DA JUREMA DO CODÓ DO MARANHÃO



16-MESTRA PAULINA

A MINHA LUZ É DEUS

O MEU RELÓGIO É O MEU PENSAMENTO

MESTRA PAULINA, QUEM LHE ENSINOU TRABALHAR NA JUREMA

FOI NOSSO SENHOR

ABRE A RODA, DEIXA PAULINA PASSAR

ELA TEM, ELA TEM PEITO DE AÇO

ELA TEM PEITO DE AÇO E CORAÇÃO DE SABIÁ


17-MESTRE VAJUCÁ

JUREMA É CIÊNCIA NOBRE, MANACÁ NOBREZA PURA

VAJUCÁ É UM BOM MESTRE, TANTO MATA QUANTO CURA

OS TRABALHOS DA JUREMA TODO MUNDO QUER SABER

COMO O SEGREDO DA ABELHA, TRABALHA SEM NINGUÉM VÊ



18-MESTRE ANTÔNIO OLÍMPIO

MUITO OBRIGADO, Ó MEU DEUS POR ESTE DIA

MUITO OBRIGADO A JESUS E A MARIA

ELE VEM DE LONGE COM SUAS CORRENTES FORTES

ELE SE CHAMA ANTÔNIO OLÍMPIO DO RIO GRANDE DO NORTE



19-MESTRE MALUNGUINHO É DOUTOR DO MUNDO

É UM DOUTOR DO MUNDO

É ADVOGADO DE TODOS

COMO VAI VOSSA MERCÊ ANDAR REI

ANDA REI NAGÔ, ANDA REI

MAS ELE É PRETO, ELE É BEM PRETINHO

ESTOU SAUDANDO A COROA QUE É

É DO REI MALUNGUINHO



20-MESTRA LUZIARA

PRA AONDE TU VAI O LUZIARA, TÔ INDO PARA O MEU SOBRADO

EU VOU LEVAR TAÇA DE VINHO PARA O SEU HOMEM CASADO

OI BEBE, BEBE LUZIARA, OI BEBE, BEBE DESSE VINHO

MAS O VINHO QUE TU ME DESTES, ESTAVA ENVENENADO

ELE MORREU OH LUZIARA, ELE MORREU E TE DEIXOU

MAS SE ELE NÃO FICOU COMIGO, TAMBÉM COM A OUTRA NÃO FICOU



21-JUREMA SAGRADA

JUREMA É UM PAU SAGRADO, É UM PAU DE CIÊNCIA

QUE TODOS QUEREM SABER

MAS SE VOCÊ QUER JUREMA

EU DOU JUREMA A VOCÊ



22-TOMBO DA JUREMA

Ô JUREMA MANDA AQUI

MANDA AQUI, MANDA ACOLÁ

OLHA O TOMBO DA JUREMA

NO BALANÇO QUE ELA DÁ



23-A JUREMA É PAU QUE NÃO BAMBEIA

NA FORÇA DO PENSAMENTO, SE EU PEDIR VOCÊ ME DÁ?

ME DÁ A JUREMA PRA QUE EU POSSA TRABALHAR

A JUREMA É PAU, É PAU QUE NÃO BAMBEIA

É PAU QUE NÃO BAMBEIA, JUREMA É PAU QUE NÃO BAMBEIA.


24-A JUREMA É MINHA MADRINHA

A JUREMA É MINHA MADRINHA, JESUS É O MEU PROTETOR

A JUREMA É UM PAU SAGRADO, AONDE JESUS OROU

EU VOU PEDIR A MEU MESTRE PRA ME ENSINAR TRABALHAR

COM A FORÇA DA JUREMA, O ANGICO E O VAJUCÁ


25-REI SALOMÃO

Ó QUE CIDADE TÃO LINDA

É A CIDADE DO REI SALOMÃO

BEM NO CENTRO DAQUELA CIDADE

EXISTE UM BOM MESTRE CAÍDO NO CHÃO

SALOMÃO, SALOMÃO, SALOMÃO

ME LEVANTE ESTE MESTRE CAÍDO NO CHÃO



26-NESSA CASA TEM QUATRO CANTOS

NESSA CASA TEM QUATRO CANTOS

EM CADA CANTO TEM SEU SANTO

ONDE MORA O CÁLICE BENTO

E O DIVINO ESPÍRITO SANTO

ZUM, ZUM, ZUM

OLHA LÁ JESUS QUEM É

EU JURO POR DEUS E AS ALMAS

O INIMIGO CAI E EU FICO EM PÉ



27-CASA SANTA

Ó DEUS NOS SALVE ESTA CASA SANTA

OH SANTA, OH SANTA!

AONDE DEUS FEZ A SUA MORADA

MORADA, MORADA!

ONDE MORA O CÁLICE BENTO

E A HÓSTIA CONSAGRADA